sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ROTARY


Aqui encontrei este texto sobre Rotary cuja leitura sugiro

O Rotary International foi a primeira organização de clubes prestadores de serviços a ser criada. Os mais de 1,2 milhões de voluntários sócios dos Rotary Clubes,  dedicam  o seu tempo e o seu talento   procurando umorir a máxima rotária de Dar de Si Antes de Pensar em Si.


O Rotary é uma organização internacional de cerca de 1,2 milhão de empresários, profissionais e líderes comunitários. Os sócios dos Rotary Clubes, conhecidos como rotarios, prestam serviços humanitários, enfatizam altos padrões éticos nas  suas profissões e ajudam a promover a boa vontade e a paz mundial.

Há mais de 33.000 Rotary Clubes em mais de 200 países e áreas geográficas, os quais constituem entidades apolíticas, não religiosas e abertas a pessoas de todas as culturas, raças e credos. O principal objetivo do Rotary, o qual está reflectido no  seu lema Dar de Si Antes de Pensar em Si, é servir — na comunidade, no local de trabalho e em todo o mundo.

Os rotarios desenvolvem projetos comunitários, que visam tratar de assuntos actuais e de extrema importância, entre eles crianças em situação de risco, pobreza e fome, preservação do meio ambiente, analfabetismo e violência. Além disso,  apoiam iniciativas pró-juventude, promovem o desenvolvimento profissional e patrocinam oportunidades educacionais e intercâmbio para estudantes, professores e outros profissionais.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Outubro-mês da música

Beethoven, autor da peça musical Egmont, cuja abertura é usada como hino de Rotary Internacional

PALESTRA A MÚSICA DE ONTEM, A MÚSICA DE HOJE

Dia 26 de Outubro, 21,30h, pelo companheiro Nuno Oliveira

Procurando assinalar o Dia Mundial da Música, que se celebrou no passado dia 1 de Outubro, o nosso companheiro Nuno Oliveira, músico de profissão, vai partilhar connosco alguns dos seus conhecimentos sobre esta actividade artística.

Dia 17 de Outubro-Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

Imagem obtida em www.a-familias.org/noticias.php?id=62

O dia 17 de Outubro foi dedicado, internacionalmente, à luta contra a pobreza.De acordo com o último relatório da ONU existem no mundo cerca de mil milhões de pessoas em todo o mundo que passam fome.O PNUD apontou algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar a situação daqueles que vivem na miséria:combater o analfabetismo, aumentar a capacidade de emprego, promover a assistência sanitária, constituição de grupos de cidadãos que possam servir de mediadores,recuperação de ambientes degradados, introdução de impostos simbólicos de reduzido valor, destinado ao financiamento de solidariedade internacional.
Rotary promove um conjunto de programas e acções visando menorizar a condição de pobreza das comunidades mais desfavorecidas.Desta intensa actividade é colocada uma particular ênfase na alfabetização dos habitantes e na promoção da literacia, condições fundamentais para a inclusão.

O nosso clube dedicou a reunião do passado dia 19 a esta temática, tendo a companheira Presidente feito uma breve alocução sobre esta matéria, dando a conhecer os programas de Rotary Internacional.


Prémio José Régio

Na foto: Presidente do R.C. de Portalegre, Ana Mafalda, Sara Reina e Presidente do R.C. de Vila do Conde


CLUBES DE VILA DO CONDE E PORTALEGRE ENTREGAM PRÉMIO JOSÉ RÉGIO

Os clubes rotários de Portalegre e Vila do Conde entregaram, no passado dia 10 de Outubro, o Prémio José Régio.Esta iniciativa conjunta decorre desde 2001, ano do centenário do escritor vilacondense, que trabalhou e residiu cerca de 4 décadas na cidade de Portalegre.Esta distinção é atribuida ao aluno/a que terminou o Ensino Secundário em cada um dos concelhos com melhor nota à disciplina de Português. As contempladas, este ano, foram a portalegrense Ana Mafalda e a vilacondense Sara Reina. A cerimónia teve lugar em Portalegre, durante uma reunião de almoço na qual foram entegues os diplomas, algumas lembranças e o prémio monetário.À comitiva vilacondense foi também proporcionada uma visita à Casa de José Régio.