terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Rotary comemora o seu 105º aniversário

 
 

O Rotary comemora hoje, dia 23 de Fevereiro, o seu 105º aniversário. Projectos como a erradicação da poliomielite, a alfabetização, luta contra a cegueira, bolsas de estudo, água potável, entre muitos outros, marcam todo o percurso de um movimento que vai marcando as principais decisões mundiais no que diz respeito à paz e ao desenvolvimento.

Na primeira reunião de Rotary Club, no dia 23 de Fevereiro de 1905, em Chicago, Paul Harris, Gustavus Loehr, Hiram Shorey e Silvester Schiele conversaram sobre as suas experiências pessoais. Na Sala 711 do Unity Building, Harris explicou o seu projecto de criar um clube que se reuniria semanalmente.
Este foi o simples começo do primeiro clube de prestação de serviços humanitários do mundo, o Rotary Club de Chicago, criado graças ao desejo de Harris de unir profissionais com o mesmo espírito de companheirismo que ele tinha experimentado na sua infância no interior. O nome Rotary vem da rotatividade do local das reuniões, realizadas no escritório de um associado diferente em cada semana.



O grupo fundador do movimento rotário
O Rotary tornou-se cada vez mais popular, e numa década foram fundados clubes em diversas cidades dos Estados Unidos, inclusive São Francisco e Nova Iorque, e em Winnipeg, Canadá. Em 1921, o Rotary contava com clubes nos seis continentes e um ano mais tarde adoptou o nome de Rotary International.

À medida que a organização crescia, sua missão expandiu-se além dos interesses profissionais e sociais de seus integrantes. Os rotários começaram a angariar recursos e a utilizar as suas habilidades em benefício de comunidades necessitadas. O ideal da entidade está reflectido no seu lema, Dar de Si Antes de Pensar em Si.

Em 1925, havia 200 Rotary Clubs integrados por mais de 20.000 rotários. O prestígio da organização atraiu ao seu quadro social presidentes, primeiros-ministros e personalidades ilustres, entre eles o escritor Thomas Mann, o diplomata Carlos P. Romulo, o humanitário Albert Schweitzer e o compositor Jean Sibelius.

Durante a II Guerra Mundial, muitos clubes foram forçados desactivar-se, enquanto outros intensificaram os seus esforços de prestação de serviços de modo a socorrer as vítimas da guerra. Em 1942, em preparação para o pós-guerra, os rotários realizaram uma conferência para promover intercâmbios internacionais de âmbito educacional e cultural, a qual inspirou a fundação da Unesco.

Em 1945, 49 rotários serviram em 29 delegações na conferência de fundação da ONU. O Rotary ainda participa activamente das conferências da ONU, enviando observadores aos principais encontros e incluindo nas suas publicações tópicos em destaque nas Nações Unidas.

Com a proximidade do século 21, o Rotary dedicou-se a atender às necessidades de uma sociedade em constante mudança, expandindo os seus serviços de modo a dar importância a tópicos de alta importância como a degradação do meio ambiente, analfabetismo, fome e crianças em situação de risco.

Em 1989, a organização aprovou a admissão de mulheres nos clubes e hoje conta com mais de 145.000 rotárias no seu quadro social.

Após a queda do Muro de Berlim e com a dissolução da União Soviética, Rotary Clubs foram formados ou reactivados na Europa Central e Oriental. Em 1990, o primeiro Rotary Club russo foi inaugurado e nos anos seguintes a organização passou por considerável crescimento.

Actualmente, 1,3 milhões de rotários integram mais de 33.000 Rotary Clubs em mais de 170 países