quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Portugal Rotário

Pode ler o Portugal Rotário no seu computador aqui

Mensagem do Presidente de R.I na abertura do Ano Rotário

O que é o Rotary? O que é que o Rotary faz?
Não só quem pretende entrar em Rotary, mas também os que desconhecem o que é o Rotary, fazem normalmente estas perguntas aos Rotários, a que nem sempre é fácil responder em poucos momentos.
Embora a máxima do Rotary, "Dar de Si Antes de Pensar em Si", dê ênfase a nossa natureza altruísta, ela não responde a essas duas perguntas. Portanto, resolvi escolher um lema breve, que atendesse a dois objectivos: explicar o propósito do Rotary a não-rotários e reafirmar aos rotários a importância dos nossos princípios.
Procurando as palavras correctas, analisei as Quatro Avenidas de Serviços e notei que os Serviços Internos e os Serviços Profissionais nos ajudam a apreciar a vida e a ser bons cidadãos. Os Serviços à Comunidade e os Serviços Profissionais fazem das nossas comunidades lugares melhores para vivermos e trabalharmos. E os Serviços Internacionais, por sua vez, permitem-nos estabelecer parcerias com clubes de outros países e continentes, para fazer do mundo um lugar melhor, com mais oportunidades para a promoção da boa vontade, da paz e da compreensão mundial.


É importante lembrarmo-nos que o Rotary é movido pelo espírito de servir, e formado por Clubes Rotários, e que precisamos compartilhar os nossos valores e serviços humanitários, companheirismo, diversidade, integridade e liderança com outras pessoas e organizações. Pensei em várias palavras e frases para expressar a essência do Rotary, e o que finalmente escolhi para descrever a nossa missão actual e dar ênfase ás nossas conquistas é o que fazemos de melhor:
Fortalecer Comunidades – Unir Continentes

Espero que todos concordem que estas quatro palavras reflectem verdadeiramente quem somos e o que realizamos como rotários.
Somos uma organização ímpar e de destaque, certamente uma das melhores do mundo. Fortalecemos o espírito e os recursos das nossas comunidades locais de maneira importante, e somos os melhores em unir pessoas de boa vontade ao redor do mundo, e com a ajuda e o suporte destas pessoas, fazemos do mundo um lugar muito melhor para se viver e trabalhar. Nas palavras de Ed Cadman: "O Rotary é uma unidade sem uniformidade". Somos sem dúvida afortunados por sermos rotários!


Segui a mesma filosofia para criar a Menção Presidencial de 2010-11. Considero cada uma das Quatro Avenidas de Serviços igualmente importantes. Criamos um novo programa de menção em formato de questionário, para ajudar os clubes a avaliar a sua eficácia nas quatro avenidas. Também elaboramos um nível mais alto de menção com honras, como um desafio aos clubes que geralmente recebem a Menção Presidencial.
Esperamos que o novo questionário seja uma ferramenta útil para os clubes e governadores do distrito, na busca para ampliar os nossos passos e aprimorar os nossos níveis de companheirismo e voluntarismo, rumo ao que para o Rotary International representa o segundo século de humanitários, iniciados com a primeira convenção de Clubes Rotários em 1910.

Ray Klinginsmith

Presidente, Rotary International

Presidente de Rotary Internacional

Ray Klingismith é o Presidente de Rotary Internacional do ano rotário que se iniciou em Julho passado.