sexta-feira, 3 de setembro de 2010

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Rotary e Dolly Parton promovem o livro e a importância da leitura.

                                  
Em 6 de Março passado, a lenda da música country Dolly Parton e Rotary Internacional anunciaram ao mundo uma relação de colaboração para começar um novo capítulo na promoção da leitura na primeira infância.
Assim, os clubes de Rotary do Canadá, do Reino Unido e dos Estados Unidos são incentivados a apoiar a Dollywood Foundation's Imagination Library que oferece um livro todos os meses às crianças desde o seu nascimento até aos cinco anos.
Assim os clubes rotários poderiam , com base neste acordo, incluir nas suas actividades a promoção do programa dentro da comunidade, ajudando a identificar e registar as crianças e a pagar os livros e expedições.
Citando o seu importante papel nos esforços de erradicação da poliomielite, Parton orgulha - se de ter Rotary ao lado da sua fundação.
"Esta parceria é um casamento feito no céu", diz Parton. "O Rotary faz um trabalho tão bom em todo o mundo. Este é um grande negócio para nós. Sentimo-nos orgulhosos e honrados por trabalhar com uma organização de tão alto prestígio»

N uma cerimonia pública em Atlanta, Georgia, E.U.A., o administrador da Fundação Rotária, John Germ, juntou Parton no palco para fazer o anúncio perante mais de 500 pessoas.
"A nossa parceria com a fundação Parton trará enorme melhoria na alfabetização das crianças", disse Germ, membro do Rotary Club de Chattanooga, Tennessee. "Dolly é o porta-voz perfeita para a promoção da leitura na primeira infância."
A infância pobre de Parton e analfabetismo do pai inspirou a cantora country a criar um programa de alfabetização, em 1996, para crianças em idade pré-escolares na sua terra natal Sevier County, Tennessee.
A Biblioteca da Imaginação propagou-se rapidamente. Hoje, serve 47 estados, e algumas localidades do Canadá e do Reino Unido e distribuiu, desde então, mais de 15 milhões de livros.
"Eu amo livros. Sempre que tenho tempo livre, leio um livro", diz Parton. "Meu pai viveu o suficiente para ver este programa tornar -se um sucesso e ficou muito orgulhoso, pois os habitantes da minha terra chamavam-me 'Senhora do livro."
Segundo a Fundação Dollywood, a pesquisa mostra que crianças em idade pré-escolar, quando expostos à leitura são mais propensas a bom aproveitamento na escola, tornando-se bons alunos e prosseguindo os estudos até ao ensino superior. "É óptimo iniciar os nossos filhos desde cedo, quando eles são mais impressionáveis, para ensiná-los a ler, ensiná-los a aprender a gostar de livros tanto quanto eu", diz Parton.
O programa também ajuda a fortalecer as famílias, incentivando a interacção positiva entre pais e filhos através da leitura partilhada.
"Sabemos que quando uma criança recebe um livro com seu nome, ela vai a correr para o membro mais próximo da família e insiste para que se sente e lho leia ", diz Parton.
A Biblioteca da Imaginação é especialmente valiosa para as crianças de famílias carentes, para quem comprar livros pode ser encarado como uma despesa supérflua, na actual crise económica.

Por um custo anual de US $ 28 por criança, a Fundação Dollywood envia às crianças registadas no programa, um livro por mês. Os livros são adequados à idade e abordam lições de vida em forma de histórias para contar antes de dormir.
Cerca  de 115 clubes já participam no projecto, e esse número vai triplicar com a adição de todos os 203 clubes na Geórgia, o primeiro a assinar o novo acordo. Os clubes irão trabalhar através da Geórgia Ferst Fundação que tem um programa intitulado Alfabetização e Infância, com o objectivo de ampliar a Biblioteca da Imaginação de todos os 159 municípios do Estado.
"Durante décadas, os Rotary Clubs no mundo inteiro têm apoiado programas de alfabetização para crianças e adultos", diz Germ. "Esta relação de colaboração com a Fundação Dollywood vai ajudar a levantar o nosso esforço de alfabetização para o próximo nível de promoção da leitura na primeira infância."