sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Nobel da Paz: Cerimónia realiza-se hoje sem Liu Xiaobo


A cerimónia de entrega dos prémios Nobel acontece esta sexta-feira, dia 10 de Dezembro, em Oslo, sendo marcada pela ausência do Nobel da Paz, Liu Xiaobo, actualmente detido. Em homenagem ao dissidente chinês, será deixada uma cadeira vazia, ao lado dos outros laureados deste ano.
Depois de uma ofensiva diplomática de Pequim, duas dezenas de embaixadas, das 65 convidadas, declinaram o convite para estarem presentes no evento. Os representantes da China, Rússia, Sérvia, Iraque, Afeganistão e Cuba não marcarão presença.
Já os países-membros da União Europeia (UE), os EUA, o Japão, a Índia e a Coreia do Sul aceitaram comparecer.
Recentemente, o presidente do Comité Nobel, afirmou que a atribuição do Prémio Nobel da Paz a Xiaobo, que cumpre 11 anos de prisão, não é um prémio contra a China. «Não é um prémio contra a China. É um prémio que honra o povo da China», declarou o norueguês Thorbjoern Jagland.
Destacando o impressionante desenvolvimento económico da China, o responsável insistiu que, paralelamente, é importante promover reformas políticas e uma abertura à sociedade civil. «Em grande medida, o futuro do mundo está nas mãos deste grande país», disse.

texto retirado daqui

1 comentário: